Iniciar a atividade da Museus e Monumentos de Portugal, EPE

O reforço da oferta cultural, a atenção reforçada aos públicos e ao território, bem como a capacidade de inovação são alguns dos desafios da nova entidade pública. Tal será possível através da promoção da autonomia e da eficiência e flexibilidade operacionais dos Museus e Monumentos.

Criar o Museu de Arte Contemporânea MAC/CCB

Na plena posse e gestão do centro de exposições do Centro Cultural de Belém, a Fundação CCB promoverá uma melhor articulação entre os seus vários espaços, potenciando-os e abrindo-os à cidade e ao país.

Consolidar os apoios nas redes culturais 

As redes são um instrumento estratégico para combater as assimetrias regionais no acesso à cultura. Estes apoios vão reforçar a oferta dos 160 equipamentos culturais que compõem a RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses) e a RPAC (Rede Portuguesa de Arte Contemporânea), e também os 165 museus pertencentes à RPM (Rede Portuguesa de Museus).

IVA Zero para bilhete de acompanhante de pessoa com deficiência

O bilhete de acompanhante de pessoa com deficiência ficará isento de IVA. Esta medida tem como objetivo promover a gratuitidade dos bilhetes de acompanhante em museus, monumentos, cinemas, espetáculos e muitos outros equipamentos culturais. Pela democratização da cultura, para todos.


11,55M€

para o financiamento da FCCB

10M€

para o financiamento global das Redes culturais